Sedric é o “táxi” do futuro do Grupo VW

O Grupo Volkswagen apresentou, no Salão Automóvel de Genebra, um concept com capacidades de condução autónoma de nível 5 que pretende representar a visão do Grupo VW para o futuro da mobilidade partilhada, futuro esse onde um condutor humano já não será necessário.


Denominado Sedric (SElf-DRIving-Car), é o primeiro concept lançado sob a alçada do Grupo VW e promete dar origem a futuros "concepts" das restantes marcas do grupo.

"Só para que não existam equívocos, o Grupo VW não vai construir veículos no futuro, essa tarefa pertence às marcas, mas o nosso concept representa uma nova percepção bem como uma nova forma de cooperação e transferência de conhecimento dentro do grupo", afirmou Matthias Mueller, CEO do Grupo Volkswagen.

Tem capacidade para quatro passageiros sentados numa atmosfera que faz lembrar um "lounge", tal é o conforto dos bancos, que mais parecem umas "poltronas", sem esquecer o "mini-jardim" onde existem plantas que purificam o ar.

A experiência de utilização deste Sedric consiste num único botão. Só tem de carregar numa espécie de comando remoto e o Sedric vem ao seu encontro para o levar até ao destino que deseja.

Dentro do habitáculo, o pára-brisas é um ecrã OLED gigante que conta com realidade aumentada para servir de centro de entretenimento e de informação, sendo que poderá falar com o veículo acerca do seu destino, como lá chegar, quanto tempo demora a chegar e a condição do trânsito em tempo real.

Ainda que este veículo seja destinado a um uso comunitário, a VW adiantou que quem quiser comprar um poderá configurá-lo de acordo com os seis gostos pessoais.

Em destaque